Energia Solar

Todas as formas de vida no planeta Terra são mantidas pela energia que nos é enviada pelo Sol nas formas de luz e calor.

Essa energia é gerada por reações termonucleares que ocorrem no Sol, sob temperaturas e pressões muito elevadas. Através dessas reações, o Sol transforma 4 milhões de toneladas de sua massa em energia a cada segundo, que é  espalhada pelo espaço em todas as direções. Uma pequeníssima parte chega continuamente à Terra.

Segundo especialistas, a energia solar que chega à Terra a cada noventa minutos seria suficiente para nos abastecer por um ano inteiro, considerando todas as fontes de energia que utilizamos atualmente, como petróleo, gás natural, energia hidrelétrica, energia nuclear, energia de biomassa e outras.

Isso nos leva a presumir que em um futuro não muito distante poderemos viver confortavelmente utilizando somente energia solar e outras formas de energia igualmente renováveis e não poluentes.

A energia solar é silenciosa, limpa, absolutamente grátis, abundante e confiável. E deve permanecer assim por alguns bilhões de anos.

Quase que a totalidade do território brasileiro é propício à utilização da energia solar, com destaque para a Região Nordeste.

Com as tecnologias atualmente disponíveis, a energia solar é aproveitada das formas seguintes:

 

1. Energia solar térmica

Utilizada para o aquecimento de água para uso doméstico, comercial ou industrial.

Os aquecedores solares térmicos trabalham em conjunto com sistemas de aquecimento convencionais elétricos ou a gás.

Aquecedores solares de grande porte são comuns em estabelecimentos que necessitam de grandes quantidades de água quente, como hospitais, presídios, clubes e indústrias de processamento de alimentos.

A indústria de aquecedores solares está muito bem desenvolvida no Brasil. Há inúmeros fabricantes dos equipamentos e centenas de instaladores espalhados por todo o país.

 

2. Energia solar concentrada

Utilizada para gerar grandes quantidades de energia para injeção nas redes de transmissão e distribuição.

O calor recebido do sol é concentrado sobre tubos contendo óleos minerais que podem ser aquecidos a temperaturas da ordem de 400 oC. Esse óleo é utilizado para aquecer água e produzir vapor. O vapor d’água faz girar turbinas que geram energia elétrica, como nas usinas termoelétricas convencionais.

As usinas de energia solar concentrada, que ocupam grandes áreas, em geral são construídas em regiões afastadas. Elas são interligadas às redes públicas de transmissão e distribuição, trabalhando em conjunto com outros tipos de usinas, como hidrelétricas, termoelétricas, eólicas, nucleares, geotérmicas, de biomassa, etc.

Ainda não há nenhuma usina desse tipo instalada no Brasil, mas elas já são comuns na Europa e na América do Norte.

 

3. Energia solar fotovoltaica

Veja o artigo O QUE É ENERGIA FOTOVOLTAICA?

Veja também


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/minalum/www/wp-includes/functions.php on line 3783

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/minalum/www/wp-includes/functions.php on line 3783